terça-feira, 19 de agosto de 2008

A EDUCAÇÃO ATUAL


Quando damos ênfase à dimensão integral do ser humano, à integração entre idéias, sentimentos e valores estamos focando a educação como necessidade e direito de todos, de formar cidadãos críticos (educação como direito).
A educação pública costuma ser identificada como direito, como dever social, como construção de identidade pessoal e grupal (embora também haja muita acomodação, corporativismo e desperdício de recursos). Já a educação privada está mais associada ao bem econômico, ao negócio, investimento financeiro (embora haja grandes instituições que procuram destacar a dimensão social sobre a mercantil).
Os professores costumam desenvolver uma concepção de educação mais como profissão de forte cunho social, que contribui para a aprendizagem integral dos alunos. Estão preocupados fundamentalmente com a dimensão social (direito). Já os administradores e gestores, embora valorizem as dimensões pedagógicas, tendem a preocupar-se fundamentalmente com o econômico, e seu olhar está tão orientado por processos de gestão empresarial, que, com freqüência, terminam se sobrepondo às necessidades pedagógicas.
Do equilíbrio e integração verdadeira entre educadores e gestores dependerá o sucesso das mudanças necessárias na educação.

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